quinta-feira, 18 de junho de 2009

Interface entre Ciência e Espiritualidade.

A conferência inaugural do Mednesp 2009 em Porto Alegre teve como conferencista o físico e neurocientista americano Allan Wallace,também budista, que chamou atenção para a revolução que a tecnologia vem fazendo em nosso tempo, levando ao avanço dos institutos de observação e medição. O fato é que todos os estados de consciência são invisíveis para todos os institutos de medições científicas.

Traça um histórico das ciências nascente da humanidade iniciando por Galileu que teria sido o primeiro grande catalizador. Quais as características central de um catalizador, é a observação meticulosa; Galileu insistia que os observados precisavam subsistir aos fenômenos científicos vigentes. ( catalizar- acelerar uma reação).

Descreve também o empirismo radical de Williams James, este dizia que a observação rigorosa dos fenômenos mentais foram frustradas por ideologias do materialismo e o dogmatismo científico da época.

Wallace fala que é necessário aplicar a navalha de Occam com relação à insistência de que os fenômenos mentais devem ser físicos. O que se perde?

Esclarecendo aos leitores o que é navalha de Occam: Navalha de Occam ou Navalha de Ochram- princípio lógico atribuído ao Lógico e frade Franciscano inglês William de Ockham ( sec. XIV), defende a intuição como ponto de partida para o conhecimento do Universo. Defendia ainda que a natureza é por si mesma econômica optando invariavelmente pelo caminho mais simples. Ockham defendia que o homem, em suas teorias, deveria sempre eliminar conceitos supérfluos- daí ser tal principio conhecido como navalha de Occam.

O Dr. Wallace diz que : é fútil fazer com mais premissas o que pode ser feito com menos premissas.

Que estamos no primado da introspecção ( a introvisão é a faculdade de monitorar a mente), mas é necessário refinar a atenção porque as observações de introvisão precisam ser claras, ainda são muito cruas. É importante ter a capacidade de sustentar a atenção continuada que se consegue com um treinamento de investigação. Como se consegue isto?

Passos para o treinamento: Cultivar um profundo relaxamento, liberar o estresse, estabilidade e atenção voltada para um objeto , qualidade da faculdade de introspecção.

Estes passos são muito importantes, a introspecção é difícil e falível, a única salvaguarda é o consenso final de nossos conhecimentos mais amplos sobre as coisas em questão e visões posteriores.

Que é necessário retornar ao Empirismo ( Williams James Psicólogo e Filósofo Americano –sua filosofia chamada de Pragmatismo era denominada por ele de Empirismo Radical, este é o método experimental que consiste em dotar a filosofia do mesmo instrumental empírico desenvolvido pelas ciências – fundador do primeiro laboratório de psicologia experimental, onde as pesquisas consistiam em observar a relação entre aos fenômenos psíquicos e a fisiologia do sistema nervoso central ).

Segundo o conferencista Wallace, com o Empirismo temos a primeira revolução das ciências da mente. Implementar o treinamentos rigorosos em métodos contemplativos de primeira pessoa para complementar os métodos científicos de terceira pessoa são buscadores que aliam ciência e espiritualidade.

Nenhum comentário: