quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Apontamentos sobre REENCARNAÇÃO – Entrevista com Dr. Ney Prieto Peres.


No dia 29 de Julho próximo passado, esteve entre nós o Engenheiro Ney Prieto Peres, tendo estado em Teresina a trabalho, participou da nossa reunião de estudos (AME-PI) onde fez um relato histórico sobre a reencarnação e seu estudo em nosso País.
Dr. Ney brindou-nos com suas memórias com relato detalhado, especialmente por ser uma memória viva do pesquisador e também Engenheiro Hernani Andrade Guimarães, este estudioso do assunto- reencarnação e da Paranormalidade. Ney relatou-nos fatos interessantíssimos sobre o tema, ele que é um verdadeiro arquivo de memórias dos estudos de reencarnação entre nós. O texto abaixo reproduz fielmente sua fala, acrescido de alguns dados de sua apostila sobre reencarnação, em alguns trechos que a compilação não ficou muito clara.
Por volta de 1967, retornando de um estágio no Japão Dr. Ney teve em suas mãos uma revista francesa – Planet, que mostrava curioso artigo sobre o Dr. Hemendra Nat Banerjee que apresentava 80 casos de evidências de possível memória extracerebral, falava que ele teria colecionado e estudado esses casos sob o patrocínio da Universidade de Rajastan na Índia.
Movidos pela curiosidade de conversar e ver de perto tal estudo, Dr. Ney e sua esposa Dra Maria Júlia Peres foram até Jaipur – Índia, encontrar no Departamento de Parapsicologia o Dr. Banerjee que exercia naquela época o cargo de diretor do referido departamento. Por aquela ocasião o professor já possuía 200 casos investigados e três monografias.
O trabalho do Dr. Banerjee é anterior ao do Dr. Ian Stevenson, psiquiatra, com 29 anos de dedicação ao estudo do tema reencarnação.
O Dr. Banerjee correspondia-se com pessoas que lhe informava o surgimento de crianças com três anos de idade que contavam e mencionavam fatos não usuais da vida atual.
O grupo questionou ao Dr. Ney como começavam estes fatos, ele respondeu que é sempre assim: tem sempre o gatilho da memória, que Banerjee chamava Memória extracerebral. A metodologia que o professor Indiano desenvolveu na pesquisa desta memória consistia:
1º Ele se certificava das informações que precisavam ser consistentes, coisas vagas ele descartava.
2º Procurava e investigava pessoas que haviam testemunhado as declarações da criança.
3º Analisava o perfil psicológico da criança e confrontava as informações do agente declarante com a família mencionada pela criança.
Cada caso estudado levava dois anos para avaliação completa, após ele ia com o apoio da Universidade ao local mencionado checar todas as informações.
Colecionou mais de 1800 casos na Índia e em outros Países. Aonde havia relato de crianças com estas lembranças ele ia investigar.
Questionado pelo grupo como conheceu o Dr. Hernani Guimarães, contou que o conheceu em 1963 e que tinha por ele uma relação de verdadeiro discípulo, ele era mais que um Mestre. Em 1963 o professor Hernani criou o Instituto de Pesquisas Psicobiofísicas; inicialmente ele trabalhou com as cartas Zenner ( Parapsicologia experimental).
Ele dirigia na época o departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo, fazia isto com muita seriedade e sem injunções políticas, ficava no final da Rua Brigadeiro, que ia lá o Frei Albino Arese , o Padre Quevedo, conversar com dr. Hernani.
Quando o Padre Quevedo terminou aquela série de programas na TV Cultura da Fundação Padre Anchieta, recebemos uma carta do Banerjee dizendo que viria a America do Sul e poderia fazer uma escala no Brasil.
Com a anuência de Walter Durst e Claudio Petraglia, a Fundação patrocinou a hospedagem do Dr. Baneerjee. Programou-se fazer uma serie de gravações sobre os casos estudados por ele. Foram gravados dois programas com mais de 30 a 40 minutos sobre memória extracerebral; para o debate foram convidados: Henrique Rodrigues, Dr. Alberto Lira ( Parapsicólogo e Psiquiatra) e Dr. Hernani Guimarães; a Fundação exigiu a participação do Padre Quevedo. O programa nunca foi ao ar. Na T.V Universitária em Recife o Dr. Valter Rosa Borges ainda passou um filme do Prof. Banerjee sobre memória extracerebral.
Na segunda vez que esteve no Brasil o Dr. Banerjee fez várias palestras e deu entrevista para a revista Cruzeira, como é do conhecimento de muitos, revista de grande circulação na época.
Daremos continuidade em outro texto sobre o trabalho do Dr. Hernani, Ian Stenvenson e Barbara Ivanova.

Nenhum comentário: